20/11/2020 12:00

Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP)

Neste vídeo abordaremos os conceitos diagnósticos e as condutas clínicas e terapêuticas relacionadas aos sintomas do trato urinário inferior provenientes da hiperplasia benigna da próstata.
Informações sobre como abordar o inicialmente paciente, como avaliar sintomas, quando e como planejar terapia e que tipos de tratamentos estão recomendados serão elucidadas objetivamente neste vídeo.
O conteúdo foi inteiramente fundamentado nos recentes Guidelines de tratamento da Associação Americana de Urologia (AUA 2019) e da Associação Europeia de Urologia (EAU 2019).
Em anexo estão disponíveis PDFs com recursos de suporte para médicos e aluno assim como PDF com orientações para o paciente.

Material Complementar:
Disponibilizado recursos médicos para diagnóstico e tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata e modelo de questionário de sintomas clínico (IPSS).

Curadoria da informação:
Dr. Renato Nardi Pedro (CRM/SP 101557)
Doutor em Ciências da Cirurgia e Urologia pela Universidade Estadual de Campinas -  UNICAMP. Fellow em Endourologia e Cirurgia minimamente invasiva pela Universidade de Minnesota. Residência Médica em Cirurgia Geral e em Urologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
Instrutor de Simulação Médica Realística pelo Center for Medical Simulation- Harvard.


Atualizado em 20/07/2020

Conteúdo completo desse tema está disponível apenas para usuários cadastrados*:
* Acesso imediato!
HBP,Hiperplasia Benigna Prostata,Prostata,prostatismo,urologia,próstata

Recursos do médico

Orientações ao paciente

  • Conteúdo restrito
Compartilhe: